ENTIDADES E PROFISSIONAIS DOS SETORES MINERAL E AGRONEGÓCIO CRIAM FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MT

Foi instalado nesta terça-feira,05, o Fórum de Desenvolvimento  Sustentável da Indústria Mineral e do Agronegócio (MinerAgro). O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) e reunião autoridades públicas, representantes de entidades de classe dos dois setores, além de profissionais, pesquisadores e convidados.

A iniciativa do Fórum nasceu da compreensão de um grupo de profissionais e entidades representativas dos setores mineral e agropecuário do Estado da necessidade de união de esforços na busca de soluções que permitam implementar modelos, produzir conhecimento e tecnologia que assegurem o desenvolvimento sustentável, ambiental, econômico e social das atividades das duas importantes cadeias produtivas no estado e no país.

A instalação do MinerAgro contou com as presença do vice-governador, Otaviano Pivetta, do secretário de desenvolvimento econômico Cesar Miranda, a secretária adjunta de meio ambiente do Estado, Lilian Ferreira dos Santos, o gerente regional da Agência Nacional de Mineração,Levi Salies Filho, o presidente da FIEMT, Gustavo Pinto Coelho de Oliveira, a presente da Geomat e você presidente da Febrageo, Sheila Klener, o representante da e membro da Sociedade Brasileira de Geologia, doutor Francisco Egídio Cavalcante Pinho,entre outros.

OBJETIVOS

O Fórum MinerAgro tem entre seus objetivos principais, segundo seus organizadores, se tornar um um espaço para diálogo, conexão e troca de experiências das maiores cadeias produtivas de Mato Grosso, a mineral e a do agronegócio, assim como destacar e incentivar aspectos ambientais, sociais, educacionais e econômicos que contribuam para o desenvolvimento de um Mato Grosso mais sustentável a médio e longo prazos.

Outros importantes objetivos do Fórum são conscientizar a sociedade sobre o papel e a atuação positiva das empresas deste dois setores, sobre os projetos e ações de âmbito socioambiental realizadas por entidades e empresas da mineração e do agronegócio emMato Grosao.

O MinerAgro será uma vitrine de atividades sociais da força produtiva mato-grossense.

Entre as entidades signatárias da fundação do MinerAgro estão o SINDIMINÉRIO,  SINECAL, FAMATO, APROSOJA, AMPA, FIEMT, ABRAMP, AGEMAT, SINDENERGIA, entre outras instituições relacionadas aos setores produtivos de Mato Grosso.

Uma das idealizadoras do fórum, a presidente da Agemat e vice-presidente da Febrageo, Sheila Klener, disse que o MinerAgro surge como um agente catalisador de boas ideias e práticas para impulsionar o processo de desenvolvimento sustentável para as indústrias mineral e do agronegócio.

“O fórum será um momento núcleo de geração e difusão de conhecimento, de trocas de experiências e conexão de esforços para quebrar os preconceitos da sociedade sobre as atividades do agro e da mineração. Podemos criar juntos oportunidades de crescimento econômico sem destruição do equilíbrio ambiental, gerando riqueza e qualidade de vida de forma sustentável de fato. É uma honra e uma grande alegria participar deste importante momento”, salientou a Geóloga e professora.


Presidente da FIEMT destaca a importância da iniciativa

O presidente da FIEMT, Gustavo Oliveira, destacou a importância da iniciativa do Fórum e seu papel como agente de incremento das ações e difusão das novas tecnológicas da chamada “economia verde” nas cadeias mineral e do agronegócio. “O forum tem como inserir e amplificar esse debate sobre as metas de carbono neutro, energia limpa e outras agendas socio-econonicas e ambientais junto a sociedade.”

O deputado estadual Carlos Avalone, presidente da comissão de meio ambiente da Assembleia Legislativa e do SINDENERGIA, destacou o esforço do MinerAgro em integrar as ações das duas cadeias produtivas nas áreas de desenvolvimento sustentável. “É fundamental que a sociedade debata de forma  franca e honesta as questões importantes para o desenvolvimento do Estado e do país como as relacionadas a necessidade da exploração mineral e a agricultura de larga escala e a conservação e preservação do meio ambiente. O MinerAgro se apresenta como um espaço privilegiado para isso.”

O vice-governador Otaviano Pivetta  em sua fala elogiou a iniciativa de fundação do Fórum e lembrou que Mato Grosso tem um grande potencial inexplorado no setor mineral com uso de tecnologias verdes.

“É bom saber que há uma consciência crescente de que é possível conciliar a exploração mineral e o agronegócio com equilíbrio ambiental, conservação da natureza e qualidade de vida para a sociedade como um todo. É interesse do governo ver desabrochar esse potencial de desenvolvimento sustentável nos setores mineral e do agronegócio. Contém com nosso apoio.”

Por meio de vídeos, o senador Carlos Favaro e o ex-deputado federal e presidente do Instituto Pensar Agro, Nilson Leitão também hipotecaram apoio e incentivo ao trabalho que o MinerAgro se propõe a realizar em parceria com as entidades dos dois setores, com organismos públicos e organizações sociais, educacionais e de pesquisas.

No encerramento do encontro, foi lida e assinada a Carta de Princípios e Compromissos do MinerAgro