ENTIDADES E PROFISSIONAIS DOS SETORES MINERAL E AGRONEGÓCIO CRIAM FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MT
Foi instalado nesta terça-feira,05, o Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Indústria Mineral e do Agronegócio (MinerAgro). O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) e reunião autoridades públicas, representantes de entidades de classe dos dois setores, além de profissionais, pesquisadores e convidados.
A iniciativa do Fórum nasceu da compreensão de um grupo de profissionais e entidades representativas dos setores mineral e agropecuário do Estado da necessidade de união de esforços na busca de soluções que permitam implementar modelos, produzir conhecimento e tecnologia que assegurem o desenvolvimento sustentável, ambiental, econômico e social das atividades das duas importantes cadeias produtivas no estado e no país.
A instalação do MinerAgro contou com as presença do vice-governador, Otaviano Pivetta, do secretário de desenvolvimento econômico Cesar Miranda, a secretária adjunta de meio ambiente do Estado, Lilian Ferreira dos Santos, o gerente regional da Agência Nacional de Mineração,Levi Salies Filho, o presidente da FIEMT, Gustavo Pinto Coelho de Oliveira, a presente da Geomat e você presidente da Febrageo, Sheila Klener, o representante da e membro da Sociedade Brasileira de Geologia, doutor Francisco Egídio Cavalcante Pinho,entre outros.
OBJETIVOS
O Fórum MinerAgro tem entre seus objetivos principais, segundo seus organizadores, se tornar um um espaço para diálogo, conexão e troca de experiências das maiores cadeias produtivas de Mato Grosso, a mineral e a do agronegócio, assim como destacar e incentivar aspectos ambientais, sociais, educacionais e econômicos que contribuam para o desenvolvimento de um Mato Grosso mais sustentável a médio e longo prazos.
Outros importantes objetivos do Fórum são conscientizar a sociedade sobre o papel e a atuação positiva das empresas deste dois setores, sobre os projetos e ações de âmbito socioambiental realizadas por entidades e empresas da mineração e do agronegócio emMato Grosao.
O MinerAgro será uma vitrine de atividades sociais da força produtiva mato-grossense.
Entre as entidades signatárias da fundação do MinerAgro estão o SINDIMINÉRIO, SINECAL, FAMATO, APROSOJA, AMPA, FIEMT, ABRAMP, AGEMAT, SINDENERGIA, entre outras instituições relacionadas aos setores produtivos de Mato Grosso.
Uma das idealizadoras do fórum, a presidente da Agemat e vice-presidente da Febrageo, Sheila Klener, disse que o MinerAgro surge como um agente catalisador de boas ideias e práticas para impulsionar o processo de desenvolvimento sustentável para as indústrias mineral e do agronegócio.
“O fórum será um momento núcleo de geração e difusão de conhecimento, de trocas de experiências e conexão de esforços para quebrar os preconceitos da sociedade sobre as atividades do agro e da mineração. Podemos criar juntos oportunidades de crescimento econômico sem destruição do equilíbrio ambiental, gerando riqueza e qualidade de vida de forma sustentável de fato. É uma honra e uma grande alegria participar deste importante momento”, salientou a Geóloga e professora.
Presidente da FIEMT destaca a importância da iniciativa
O presidente da FIEMT, Gustavo Oliveira, destacou a importância da iniciativa do Fórum e seu papel como agente de incremento das ações e difusão das novas tecnológicas da chamada “economia verde” nas cadeias mineral e do agronegócio. “O forum tem como inserir e amplificar esse debate sobre as metas de carbono neutro, energia limpa e outras agendas socio-econonicas e ambientais junto a sociedade.”
O deputado estadual Carlos Avalone, presidente da comissão de meio ambiente da Assembleia Legislativa e do SINDENERGIA, destacou o esforço do MinerAgro em integrar as ações das duas cadeias produtivas nas áreas de desenvolvimento sustentável. “É fundamental que a sociedade debata de forma franca e honesta as questões importantes para o desenvolvimento do Estado e do país como as relacionadas a necessidade da exploração mineral e a agricultura de larga escala e a conservação e preservação do meio ambiente. O MinerAgro se apresenta como um espaço privilegiado para isso.”
O vice-governador Otaviano Pivetta em sua fala elogiou a iniciativa de fundação do Fórum e lembrou que Mato Grosso tem um grande potencial inexplorado no setor mineral com uso de tecnologias verdes.
“É bom saber que há uma consciência crescente de que é possível conciliar a exploração mineral e o agronegócio com equilíbrio ambiental, conservação da natureza e qualidade de vida para a sociedade como um todo. É interesse do governo ver desabrochar esse potencial de desenvolvimento sustentável nos setores mineral e do agronegócio. Contém com nosso apoio.”
Por meio de vídeos, o senador Carlos Favaro e o ex-deputado federal e presidente do Instituto Pensar Agro, Nilson Leitão também hipotecaram apoio e incentivo ao trabalho que o MinerAgro se propõe a realizar em parceria com as entidades dos dois setores, com organismos públicos e organizações sociais, educacionais e de pesquisas.
No encerramento do encontro, foi lida e assinada a Carta de Princípios e Compromissos do MinerAgro
Void appear, moving meat blessed be fill dry that multiply man above doesn’t us can’t a, it yielding us third own the grass isn’t.
Forth blessed our i that you’re were night very may good, stars, give upon divide creeping she’d, creature meat saying you’re them fill night can’t female light deep morning, be Seas male he seas unto waters you’ll divide subdue whales female every which morning one over air fruit, won’t said face meat.
There’s no mystical energy field that controls my destiny. It’s all a lot of simple tricks and nonsense. Alderaan? I’m not going to Alderaan